MACHINE NAME = WEB 1

Angola olha para o comércio de serviços para um crescimento mais sustentável

09 May 2018

A Reunião Plurianual de Especialistas da CNUCED sobre Comércio, Serviços e Desenvolvimento recebeu representantes do Ministério dos Transportes de Angola e da Missão Diplomática em Genebra de 7 a 8 de maio.

Representantes de Angola juntaram-se a especialistas internacionais esta semana em Genebra, na Suíça, para explorar a dinâmica do comércio de serviços e considerar novas formas de aproveitar o comércio no setor para um crescimento mais sustentável.

Com mais de 93% das exportações em 2016 ligadas ao setor petrolífero, Angola identificou o comércio de serviços como forma de diversificar a sua economia.

O desenvolvimento de serviços é fundamental para promover o desenvolvimento econômico e humano sustentáveis. O setor de serviços também desempenha um papel cada vez mais importante no comércio e na criação de empregos e oportunidades de investimento.

A promoção do setor de serviços também é uma parte crucial das estratégias de diversificação econômica, que podem levar a um crescimento econômico mais inclusivo e sustentável, e apoiar os países em seus esforços para alcançar as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Isto é especialmente relevante em países dependentes de commodities como Angola.

A sexta sessão da Reunião Plurianual de Especialistas em Comércio, Serviços e Desenvolvimento esteve focada em água e saneamento, energia e serviços logísticos relacionados a alimentos. A Reunião Plurianual examinou as formas e meios para facilitar e expandir o comércio de serviços com relação ao alcance dos respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A reunião foi realizada de 7 a 8 de maio de 2018.

Instrumento importante

Dr. Manuel Quizembo, Especialista Sênior em Plataformas Logísticas do Ministério dos Transportes, compartilhou a experiência de Angola em logística de comércio e transporte.

“O Ministério dos Transportes, dentro do Plano Nacional de Desenvolvimento 2018–2022, colocou em funcionamento uma rede nacional de plataformas logísticas”, disse Quizembo. “Este é um instrumento importante que facilitará a integração do nosso país através do desenvolvimento de vários corredores logísticos e de transporte.”

“Desenvolvemos o corredor do Lobito, que vai desde o Oceano Atlântico até o leste de Angola e passando por quatro províncias, nomeadamente, Benguela, Huambu, Bié e Muxico. O corredor termina na região leste de Angola, no município de Luau, a 12 quilômetros do primeiro município da República Democrática do Congo ”, disse Quizembo.

“Recentemente, transportamos o primeiro carregamento de minério da República Democrática do Congo. O corredor e a região portuária e comercial do Lobito também podem servir aos países encravados da região.”

Quizembo acrescentou: “As experiências discutidas durante a reunião de especialistas são particularmente úteis para Angola considerar, à medida que adotamos estratégias para corredores de transporte e logística mais eficazes”.

Diversificação para o desenvolvimento

A participação da República de Angola na Reunião de Peritos sobre Comércio, Serviços e Desenvolvimento é uma das atividades previstas no âmbito do Programa Conjunto de Apoio UE-CNUCED para Angola: Treinamento para o Comércio II, lançado em abril de 2018 em Luanda, Angola.

Sob o componente de diplomacia comercial do Treinamento para o Comércio II, a ênfase é colocada nas políticas comerciais e nas negociações comerciais nos setores de bens e serviços.

Este componente visa a desenvolver e a fortalecer políticas, melhorar as capacidades reguladoras e institucionais dos angolanos, e expandir as habilidades técnicas de funcionários e das entidades em vários setores como um meio de promover a diversificação da economia angolana.

Os cursos de treinamento também se concentrarão na análise de dados, usando plataformas como a WITS (World Integrated Trade Solution) e a UNCTADStat.

As próximas atividades do Treinamento para o Comércio II incluem uma sessão de treinamento no componente Revisão Nacional de Exportações Verdes (NGER), programada para 11 a 22 de junho de 2018.